A ditadura da perfeição

18:47

Olá, olá, olá! Bom dia, boa tarde, boa noite!
Tudo certinho por aí?

Voce já parou para pensar nisso? Já parou para prestar atenção na cobrança que vivemos hoje pela perfeição? Já se deu conta do quanto somos bombardeados todos os dias com mensagens de que devemos ser perfeitas, que ter celulite, gorduras localizadas ou qualquer outra 'imperfeição' (que nos torna normais) é crime? Ou falta de vergonha na cara, ou falta de discipina, ou falta de força de vontade...e por aí vai. 



Semana passada esta vendo na internet o zum zum zum que causou uma matéria no r7 onde um dito jornalista usou fotos da também jornalista Fernanda Gentil na praia.
Nessa matéria o jornalista apontava todos os 'defeitos' estéticos em fotos e ainda fazia comentários sarcásticos. Desses que já estamos cansados de ver.

A matéria causou tanta repulsa (graças à Deus) que o site tirou do ar e ainda se desculpou publicamente alegando que a Fernanda estava grávida e por isso era comum ter os ditos 'defeitos'. Como se uma mulher precisasse estar grávida para ser desculpada por ter celulites e exibi-las na praia

Dias antes também vi comoção em uma foto que publicaram da Bella Falconi onde mostravam as celulites que ela tinha exibido em rede nacional no programa Encontro com Fátima Bernardes. Outra mulher que também foi 'desculpada' por estar grávida.  

Isso me lembrou de um caso que aconteceu há não muito tempo atrás, da Andressa Urach.
Se pararmos para analisar vamos perceber que as coisas estão diretamente ligadas.
Eu lembro que os comentários que lia sobre ela eram sempre que a vaidade desmedida tinha causado isso à ela. Que esse era o preço que ela pagaria pelo excesso de vaidade e coisas semelhantes à essas.

Mas, comparando com esses casos atuais confirmo meu pensamento: ela é uma vítima. Não da vaidade, mas da cobrança por essa perfeição inatingível. 

O que essas três mulheres tem em comum? Justamente isso: elas são vítimas da ditadura da perfeição. Sim. Elas são vítimas.



Porque, vamos nos imaginar no lugar dessas mulheres. Pense na possibilidade de não poder mais frequentar a praia tranquilamente, com esse calor que está fazendo, por medo de um paparazzi te pegar em um ângulo não muito bom, que mostre aquilo que voce não quer ver estampado nos sites de fofoca. Afinal, é isso que eles fazem. E dá ibope.

O que eu vejo são matérias sensacionalistas, que expõem as mulheres à situações ridículas.
São chamadas do tipo: 'famosas que ficam irreconhecíveis sem maquiagem'; 'famosa exibe suas celulites na praia'; 'famosa exibe quilinhos a mais em biquini'; 'mulher de famoso engorda' e por aí vai.

E onde isso leva?
No lado das famosas, muitas se tornam escravas da aparência e buscam a perfeição a qualquer preço. E isso torna casos como o da Andressa muito mais comuns do que deveriam.
E do lado das pessoas comuns, isso normalmente causa a mesma busca, tornando as famosas como referência de beleza, magreza e, claro, perfeição. Quem nunca comprou uma revista para ter o bumbum de 'fulana de tal' que atire o primeiro mouse. 

Lógico que tem pessoas que nunca se compararam ou desejaram ser como alguém (principalmente na adolescência), mas isso é bem raro.

Penso que isso é, em grande parte, culpa nossa. Afinal, somos nós que compramos as revistas de fofoca, nós que acessamos os sites que colocam essas matérias como destaque. Nós que continuamos querendo ver perfeição em artistas, modelos. Nós que ainda acreditamos em fotos de revistas, cheias de photoshop e nos frustramos em ver que as famosas são pessoas reais como nós. E, sendo reais, possuem os mesmos 'defeitos'. 

não se preocupe, ninguém é perfeito!


O que anima nessa história toda é perceber que as pessoas se levantaram e protestaram contra isso, a comoção popular mostrou que estamos percebendo que toda essa busca por perfeição não é alcançável, nem tão pouco humana.

Ver os comentários contrários na 'matéria' do r7, ver as pessoas se manifestando no Instagram em apoio a essas mulheres reais, me fez acreditar que ainda resta uma esperança.
Esperança de que casos como o a Andressa um dia serão raros e que as mulheres, famosas ou não, já não serão mais vítimas dessa cobrança por perfeição. E que a praia voltará a ser um lugar democrático para todas, famosas ou não.

Sonho com esse dia.
Um grande beijo,
Jane Leandro.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Saudações Jane! Olha... tb acho um absurdo essa ditadura, uma vez eu ja fiz uma postagem sobre o phtoshop e a busca do corpo ideal e da perfeição! Sabe... isso tudo serve de consolo para as pessoas que não vivem a propria vida, que tem inveja de quem esta na midia. E sabe o pior... as proprias mulheres gravidas que vc mencionou usaram a gravidez como desculpa.... então... isso sempre será retroalimentado..... e o pior... a moda é sempre ditada por alguém... podes lembrar que as pinturas da época mostravam sempre uma mulher voluptuosa, depois a midia foi evoluindo e os corpos também..... o ser humano é assim na sua essencia... são poucas pessoas como você que tem essa visão..... mas vamos lá, conscientizando aos poucos! Beijos e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro dessa sua postagem, me lembro de ficar chocada.
      Sim, normalmente é isso que acontece, as pessoas se realizam através da vida de outras pessoas e sentem quase um prazer em ver que a outra não é tão perfeita assim...mas, vamos devagar, que a gente chega lá.
      Um grande beijo e obrigada por estar sempre por aqui.

      Excluir
    2. Saudações Jane! Você esta cada vez melhor nas postagens, fico sempre esperando pela próxima! Beijos e abraços

      Excluir
  2. Oi Jane, moderamiga! Olha eu sonhei muito com esse dia, mas como ele ta demorando a chegar, decidi virar o jogo e mandar a ditadura da beleza as favas. Aprendi a me gostar como sou: negra, crespa e plus size. E estou feliz assim e quem nao gostar que vire a cara pq eu to passando! O jogo só vai virar quando nós - as peças fundamentais - nos conscientizarmos e pararmos de nos submeter. A força esta conosco! Amei seu post. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Claudia!
      Sim, voce fez certo. Acredito que a mudança está em nossas mãos: não nos submetermos e não darmos ibope.
      Um grande beijo.

      Excluir
  3. Saudações Jane! Saudades de você, guria! Beijão e abração!

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Flickr Images