Minha experiência com paleo até aqui.

15:39


Olá, olá, olá! Bom dia, boa tarde, boa noite!
Tudo certinho por aí?

Como prometi lá na fanpage, há 'trocentos' anos atrás, cá estou eu para contar como tem sido minha experiência com paleo. Eu ia fazer este post antes, mas deu uma pane no blog, quase deletei um post sem querer (sim, sou meio lesada quando se trata de tecnologia), e estava esperando fazer pelo menos um mês de 'dieta' pra ter uma noção melhor.

Mas, afinal o que é a dieta paleo?

Falando bem superficialmente (porque este post não é para explicar a dieta), a paleo é uma dieta inspirada na alimentação do período paleolítico. Algumas pessoas dizem que é baseada, mas evoluímos e a modernidade trouxe algumas facilidades que não existiam na época, que nem por isso são ruins (forno, batedeira, cafeteira, multiprocessador, liquidificador e etc), por isso eu digo inspirada. Voce tenta comer o que eles comiam, mas prepara usando a modernidade a seu favor.
Eu diria que paleo não é apenas uma dieta, é mais um estilo de vida que voce adapta de acordo com suas necessidades, gosto pessoal e objetivos. 
Embora existam algumas linhas de pensamento diferentes do que seria uma alimentação paleo, alguns pontos são comuns em todas elas: tirar totalmente o açúcar, o glúten e os produtos industrializados e muito processados da alimentação. Acho que este é o ponto chave da alimentação paleo. 
A partir daí voce escolhe o que se adapta melhor ao seu objetivo e à voce. 
Esse post aqui é de um médico que é uma das referências quando o assunto é paleo. Ele fala exatamente disso. Recomendo a leitura, não só deste post, mas de vários outros textos dele, se voce se interessar pelo estilo de vida paleo.

Minha experiência, até agora.

Decidi testar e estou fazendo a paleo há pouco mais de um mês (comecei dia 16/06) e me considero ainda em transição, pois minha alimentação não é 100% paleo, nem sei se um dia será. Explico: eu sou pelo equilíbrio e leveza de vida, ou seja, jamais vou recusar um convite de amigo para uma pizza ou qualquer coisa do gênero, nem levarei marmita para festas. Porque a vida é feita de momentos, e desperdiçar momentos assim é desperdiçar vida, na minha opinião. MINHA opinião, ok?

Tendo dito isso, minha experiência tem sido a melhor possível. Mudar minha alimentação está me fazendo um bem enorme. Tirando dois episódios isolados, faz mais de um mês que não tenho vontade incontrolável de doces ou crises compulsivas. 
E esses dois episódios aconteceram justamente um dia após eu ter comido pizza. Então, imagino que a farinha branca (farinha de trigo) desencadeou essas crises - que consegui superar bem, pois foram muito mais leves do que antes. Não tenho certeza se a culpa foi mesmo da farinha, vou continuar prestando atenção ao meu corpo. 

Passei bem tranquila pela temida tpm, não tive os desagradáveis sintomas de sempre, embora eu ache que isso está mais ligado à forma como anda sua vida e suas insatisfações (o que é um tema para outro post) do que com o que voce come. De novo, MINHA opinião. Mas não tive aquela vontade desesperadora de comer chocolate e doces. Isso eu acredito que esteja diretamente ligado à alimentação.

Mas e ai, Emagreceu? Essa deve ser a sua principal curiosidade, não é mesmo? Pois é a principal pergunta que 'ouço'.
Nesse período perdi 4 quilos, 5cm de cintura, 2cm de busto e 2cm de braço. Essas foram as únicas medidas que eu tirei antes de começar, porque são as que mais me incomodam.
Então, se voce me perguntar de estou gostando, a resposta será um enorme sim. Porque, pra ser bem sincera com voce, eu achei que seria impossível emagrecer comendo coisas tão gostosas. 
Afinal, quando se pensa em dieta, logo vem na cabeça: leite desnatado (eca), carne magra, nada de abacate, nada de côco, creme de leite? Jamais! Como vê, estou no lucro. 

Para encerrar, paleo para mim é um estilo de vida. Que vai muito além de uma dieta da moda, trata-se de tentar ter uma alimentação o mais saudável possível, livrando o corpo dos produtos alimentícios cheios de aditivos que nem sabemos ao certo o que são. 
Uma faceamiga me falou que paleo nada mais é do que uma reeducação alimentar gourmetizada. Mas, na minha opinião, paleo é uma reeducação alimentar simplificada. Ela simplifica o ato de comer, sem todos esses rótulos, contas, diets, lights, zero isso, zero aquilo e voce reaprende a se alimentar de maneira natural, com aquilo que a natureza oferece, abrindo mão dos aditivos e 'auxiliares' de dieta. É algo do tipo 'voltar ao básico'.

Se existem radicalismos? Claro! Como em quase tudo na vida. Sempre terão as pessoas mais radicais, que levam as coisas mais a sério do que outras. 
Aí que entra nossa inteligência e coerência com aquilo que desejamos para nós. Como já disse, eu busco o equilíbrio. E assim vou equilibrando minha vida, um dia de cada vez. 
Um grande beijo.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Amei amiga! De volta ao blog e com um post muito bacana!
    Eu acho interessante a proposta da Paleo. Mas nao sei se serviria pra mim. Tenho tentado me alimentar da forma menos processada possivel...o grande desafio pra mim ainda sao os doces - mais do que a farinha branca, quem diria.
    Parabens por estar se mantendo ate agora na paleo..a regularidade eh sempre o ponto mais sensivel em qualquer mudanca. E o resultado esta vindo! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post amiga, parabéns pelos quilos eliminados e pelo estilo de vida cada vez mais saudável. Bj

    ResponderExcluir
  3. Saudações Jane! Que bacana!!! Adorei... e tb amei a cara nova do blog! CE TA PROFISSA! Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  4. Saudações Jane! O que acontece que você sumiu? Beijos e abraços!

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Flickr Images